CABO FRIO / Turismo chinês deve aquecer economia neste verão

Fábrica de tubos para a área de petróleo também deve utilizar o aeroporto de Cabo Frio para negócios


Após a viagem do prefeito de Cabo Frio, Dr. Adriano Moreno, e o Secretário de Turismo, Radamés Muniz, para uma agenda oficial à cidade de Huzhou, na China, a expectativa para o turismo é positiva. Dados do governo chinês revelam que cerca de 160 mil chineses visitam o Brasil anualmente.

“Durante a agenda oficial visitamos a CITS (China International Travel Service), uma das maiores agências de viagem de Huzhou. Eles trabalham muito destinos como Dubai, Estados Unidos e Europa, e têm um interesse muito grande no Brasil, atuando hoje no Rio de Janeiro e São Paulo. E quando mostramos os vídeos e materiais de Cabo Frio, eles ficaram encantados. Já saímos de lá com negócios em andamento”, comentou Radamés.

Segundo a CITS, os turistas chineses viajam sempre em grupos, e os passeios costumam durar de 20 a 30 dias, passando por vários destinos. De olho nesse público, empresários da Marinho Turismo (uma das maiores empresas de turismo do Estado do Rio de Janeiro), que integraram a comitiva brasileira, já começaram a trabalhar roteiros específicos para o público chinês incluindo Cabo Frio como destino.

“Nessa viagem pudemos conhecer melhor o comportamento dos turistas chineses. Eles não gostam de passar 20 dias num mesmo lugar, por exemplo: gostam de conhecer vários lugares, então ficam quatro dias num lugar, três dias em outro, mais cinco em outro... Praia, por exemplo, não é o maior interesse deles já que que não gostam muito de sol. Mas deixaram bem claro o quanto ficaram encantados com as belezas naturais de Cabo Frio e que gostariam muito de vir conhecer. Por isso, lá mesmo, em Huzhou, já começamos a trabalhar roteiros baseados naquilo que eles nos passavam como interesse. Ainda esta semana devemos fechar cerca de quatro a cinco opções de passeios pelo Brasil, todos com roteiros de quatro a cinco dias em Cabo Frio, que serão apresentados à CITS na próxima semana para avaliação. Se tudo der certo, esperamos receber turistas chineses em Cabo Frio ainda neste verão”, contou o empresário Matheus Freitas.

O convite para Cabo Frio cumprir agenda oficial na China partiu do próprio governo chinês, e teve como objetivo cumprir os protocolos finais de formalização do acordo de cooperação mútua que transforma Cabo Frio e Huzhou em “cidades amigas”. Pelo documento, os dois municípios devem se ajudar, mutuamente, por meio de intercâmbio cultural, ecológico e econômico. 

"Saímos de lá com várias negociações iniciadas, todas bastante promissoras para nosso município. Uma delas com empresa Jiuli Hi-Tech Metals, uma das maiores fábricas do mundo que atua na produção de uma ampla gama de produtos para os setores de petróleo, energia nuclear, geração elétrica (térmica / hidro), construção naval, papel e celulose entre outros. Eles se mostraram muito interessados em utilizar nosso aeroporto como posto de alfândega, e também os galpões para armazenamento dos produtos para a Petrobras. Devido a esse interesse, já formalizamos para que venham a Cabo Frio na próxima vez que vierem ao Brasil”, contou o prefeito Dr. Adriano Moreno.

Na agenda oficial também estavam visitas a empresas localizadas nas cidades de Hangzhou e Shanghai, que têm interesse em investir no polo industrial ao lado do Cabo Frio Airport, a um polo de desenvolvimento tecnológico na província de Zhejiang e à fábrica de baterias Microsad, entre outras empresas.

Categorias: Cabo Frio Economia

Fotos da notícia




Outras notícias