Cidades da Região dos Lagos recebem reforços contra a febre amarela

Araruama e Macaé já tem data para as ações


Na região dos lagos, as campanhas de prevenção a Febre Amarela estão sendo intensificadas. A medida é uma determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES/RJ), que visa convocar as pessoas que ainda não se imunizaram a tomarem a primeira dose. Devido ao risco de ocorrência de novos casos da doença, a campanha contra a Febre Amarela foi adotada considerando fatores como a temperatura elevada e o grande número de não vacinados.

Em Cabo Frio, apesar de não ter sido divulgado prazo limite, os postos de Saúde estão aptos a fazer a vacinação. Mesmo que desde 2016 não há casos da doença na cidade, o reforço é necessário, já que a febre amarela mata.

Em Araruama, a imunização vai até o dia 17 de novembro. Foram disponibilizadas 13 Unidades de Saúde do município para realização da campanha: Fazendinha, Ponte dos Leites, Itatiquara, Mataruna, São Vicente de Paulo, Paracatú, Sobradinho, Boa Vista, Bananeiras, CIMI, Iguabinha, Praia Seca e Morro Grande.

Em Macaé, o reforço da vacina já iniciou nessa segunda feira (5) nas unidades de saúde do município, incluindo Pronto-Socorro, Aeroporto e Estratégias Saúde da Família (ESF). A ação termina no dia 14.

A responsável pelo programa municipal de imunização na cidade, Luciana Santos, explica que a ação tem o objetivo de proteger as pessoas antes da chegada do verão, período em que é registrado o aumento no número de casos da doença. Luciana ressalta que Macaé já inclui no calendário básico a vacinação contra a febre amarela para bebês a partir dos nove meses. ''Quem já tomou a vacina não precisa de reforço, pois ela é válida para toda a vida'', explica Luciana Santos.

ESTADO DO RIO É ÁREA COM RECOMENDAÇÃO DE VACINAÇÃO

Algumas cidades ainda não definiram prazos para a realização das ações. Atualmente, todo o Estado do Rio é área com recomendação de vacinação. Importante destacar que nesta campanha de intensificação, a vacinação para a febre amarela é do tipo dose única e que a proteção já faz parte da rotina do Calendário Nacional de Vacinação da criança a partir dos nove meses.

A vacina contra febre amarela é contraindicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses. Não há contraindicação absoluta da vacina para pessoas acima de 60 anos, fica restrita às que tenham doenças ou usem medicamentos que induzam imunodepressão como: câncer, doenças autoimunes, corticóides em altas doses e outras , nesses casos é necessária avaliação e prescrição médica.

O adulto que já tomou a vacina para a febre amarela, independente da data que foi administrada, não há necessidade de reforço. Vale destacar que, além de tomar a vacina, é muito importante que as pessoas façam regularmente a limpeza geral em suas residências, para eliminar qualquer recipiente que possam servir como criadouro de mosquito. 

Categorias: Saúde Cidades

Fotos da notícia




Outras notícias