CABO FRIO - Forte São Matheus recebe obras de revitalização

Aproximadamente R$31 mil serão investidos na reforma


Começaram, nesta quarta-feira (7), as obras no acesso ao Forte São Matheus, na Praia do Forte, em Cabo Frio. A ação será realizada pela empresa vencedora da licitação e deve durar cerca de 30 dias. O investimento é de, aproximadamente, R$31 mil.

A revitalização do local conta com a reforma do guarda-corpo de todo o acesso ao Forte com hastes de inox, novas correntes e pintura epóxi. A ponte será recapeada com cimento. 

Quem visita o local atualmente percebe que o acesso ao monumento é precário. As correntes que compunhasm o corrimão cederam, assim como as hastes de sustentação. “A subida ao Forte apresenta riscos ao público, por isso, vamos tornar o percurso mais seguro. Todas as alterações foram aprovadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e obedecem à normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas” explica Luiz Cláudio Gama, presidente da Comsercaf.

O Forte São Matheus é um dos pontos turísticos mais visitados de Cabo Frio. Foi construído  entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Iphan. “O Forte tem uma grande relevância histórica pois protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil. Essa reforma é muito importante porque possibilita que o turista e a população cabo-friense possam conhecer melhor a história da cidade”, afirma a secretária de Cultura, Meri Damaceno.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias