#MODARC24H / PAOLA SIMÕES: Você sabe o que é o armário-cápsula?

O Capsule Wardrobe ou guarda-roupa inteligente tem poucas peças e várias combinações


Vocês já ouviram falar em armário-cápsula? Também é conhecido como armário inteligente ou ainda guarda-roupa inteligente, que nada mais é aquele guarda roupa minimalista. 

Toda mulher já passou pela experiência de abrir o armário, olhar e pensar que não tem nada para vestir, não é mesmo?

E por mais que a gente compre roupas, essa sensação de não ter o que usar nunca desaparece.

Isso não acontece por falta de roupas, e sim porque não sabemos combinar as roupas que já temos, saímos comprando blusas e mais blusas sem parar para pensar se ela combina com mais de um item do armário.

Para nos ajudar a lidar com esse problema, surgiu o conceito do armário-cápsula, ou Capsule Wardrobe. Esse conceito foi definido pela primeira vez por Susie Faux, na década de 70 e "se tratava de uma coleção de peças básicas e atemporais que, aliadas a peças de estação, deixariam a pessoa sempre bem vestida e atual (um exemplo desse tipo de roupa é a clássica camisa branca de botões)".

Porém, esse conceito só veio a ficar famoso em 1985, quando a estilista Donna Karan lançou uma coleção de apenas sete peças que se complementavam e colocavam em prática o conceito. 

Depois da sua popularidade, começou a surgir diversas ideias de armário-cápsula, como o Project 333, que propõe a montagem de um guarda-roupa de 33 peças para ser utilizado durante 3 meses e adaptações (há versões que agrupam desde 24 até 50 peças – sendo que esse último número seria o suficiente para um ano!)

É super interessante, e vale a pena tentar montar um!

COMO MONTAR UM ARMÁRIO-CÁPSULA

Tem várias possibilidades de montar um armário-cápsula, porém, é recomendado fazer uma combinação delimitada por estações, assim fica mais fácil a organização das peças. A ideia desse projeto é não comprar nada por impulso (tarefa dificil para slguns), a menos que você perceba que não tenha uma peça essencial, somente assim pode comprar algo. 

QUANTAS ROUPAS SÃO NECESSÁRIAS PARA SE TER UM ARMÁRIO-CÁPSULA?

A quantidade de roupas pode variar entre 15, 30, 45 e 50 peças, desde que sejam roupas versáteis (que combinem mais de dois itens do seu armário) e neutras. É importante também lembrar que, nesse número, incluem-se também os acessórios como bolsas, lenços e sapatos. Por isso, selecione bem o que você deseja ficar.  É UM PROCESSO LENTO! Não faça com presa para não cair na besteira de se arrepender.

Pequenas regrinhas básicas para o armário-cápsula:

1. Conheça o seu estilo: é importante conhecer o seu estilo pessoal, as roupas que mais gosta de usar. Você faz o estilo moderninha ou despojada? Leve essas informações em consideração quando selecionar as suas peças.

2. Defina um esquema de cores: cores neutras combinam melhor entre si. Cores como preto, branco, marrom, cinza ou azul marinho combinam com tudo. Depois de escolher as peças básicas, coloque alguns itens de cores mais vibrantes.

3. Prefira padrões e formas clássicas: sempre vai existir uma estampa da moda, porém algumas se mantém como clássicas e atemporais. Essas são as que devem ser priorizadas na hora de montar o armário cápsula.

Além desses conceitos, existem algumas ideias menos radicais que propõem a criação de pequenas cápsulas dentro do guarda-roupa, de acordo com os espaços em que você mais transita. Por exemplo:

- O guarda-roupa de uma executiva deve ter muitas roupas para trabalho, mas talvez não tantas "de ficar em casa". Porém, ela pode gostar de se aventurar no campo ou praticar esportes radicais quando possível. Já são duas cápsulas.

- Uma professora de crianças pequenas precisa de um guarda-roupa que leve em consideração o fato de que ela precisará se curvar e se agachar com frequência, mas ela pode gostar de ir a baladas aos fins de semana, então também precisará de uma cápsula que contemple esse aspecto.

Desta forma, cada guarda-roupa cápsula deve estar de acordo com a personalidade e atividades que a pessoa tem. Aliás, é recomendável que cada peça do guarda-roupa combine com algo entre duas a cinco outras peças, para render boas composições (quanto mais peças combináveis, melhor).

VANTAGENS DE UM ARMÁRIO-CÁPSULA

Com um armário mais limitado, você terá diversas vantagens, acredite!

Aproveitar melhor as roupas que já tem. Muitas vezes temos roupas no armário que nem sequer tiramos a etiqueta, compramos por impulso e elas ficam paradas sem uso. Fora que ter muitas opções também dificulta na hora de fazer as combinações. Quando limitamos as peças, conseguimos otimizar as que temos.

Mais facilidade na hora de escolher a roupa, já que a variedade de peças é bem menor.

Inspire-se nessas  ideias de armário-cápsula e monte já o seu!

 

 


*Paola Simões atua no mercado da moda há 17 anos. Atualmente exerce a função de Visual Merchandising para algumas lojas da Região. Formada em Designer pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), História da Arte pela Bircham International University e Figurino e Indumentária na instituição Senai Cetiqt (RJ) / Contatos: (22) 98851-7570 / paolasimoesmd@gmail.com @eupaolasimoes (Instagram)  Facebook/Paola Simões  @eupaolasimoes (Snapchat)

Categorias: Comportamento

Fotos da notícia




Outras notícias