Cabo Frio tem final do Brasileiro de Fotografias Subaquáticas neste fim de semana

A Costa do Peró, em especial o entorno da Ilha dos Papagaios, é um dos principais ecossistemas do litoral brasileiro para fotos subaquáticas devido à riqueza e diversidade de espécies. Resultado sai no domingo (18)


As riquezas naturais do fundo do mar da Costa do Peró serão retratadas, nos dias 16 e 17 de novembro, por uma seleção de fotógrafos subaquáticos do Brasil. Eles participam em Cabo Frio da etapa final do Circuito Nacional da Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB) 2018. O nome do campeão nacional de foto subaquática (já ocorreram três etapas) será divulgado no domingo (18) na Pousada Porto Canal, sede da Litoral Sub, operadora oficial do evento.

Procedentes de vários estados brasileiros, os fotógrafos serão divididos em duas categorias: CM (câmeras compactas) e DM (câmeras profissionais e semiprofissionais). Eles terão que tirar fotos em quatro categorias: grande angular, temática (o tema será gorgonias), peixe e macro. Flávia Dalla Santa, do Rio Grande do Sul, campeã de 2017, é uma das competidoras.

Fundada em 2015 por um grupo de fotógrafos subaquáticos, a ABISUB, presidida por Mônica Magalhães, tem como uma das suas metas principais a cultura preservacionista do ambiente marinho através da publicação de imagens que retratem a beleza do frágil ambiente do fundo do mar. Através das mídias sociais, as fotografias vencedoras vão para vários países do mundo.

A Costa do Peró, em especial o entorno da Ilha dos Papagaios, é um dos principais ecossistemas do litoral brasileiro para fotos subaquáticas devido à riqueza e diversidade de espécies. A competição será realizada em águas próximas à Praia do Peró, que no dia 25 de novembro, às 9h, vai hastear a Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade de praias.

O dentista Fábio Freitas, ex-presidente da ABISUB e competidor juntamente com a mulher, Flávia Mergulhão, disse que a Costa do Peró possui uma rica diversidade, com destaque para os nudbranquios, que são pequenos e coloridos animais marinhos. São encontrados animais marinhos, tartarugas e uma variedade de peixes multicoloridos. Ela destaca a importância da preservação do ambiente marinho:

— A preservação é importante não somente para os adeptos da fotografia subaquática, mas também para todos que queiram apreciar a grande beleza natural daquela região, que ainda está intacta. Um plástico jogado no mar, por exemplo, pode matar uma tartaruga. A água viva é o alimento das tartarugas e elas engolem os plásticos achando que é comida. A consciência preservacionista é fundamental para garantir a rica biodiversidade da Costa do Peró – disse o fotógrafo.

*Colaboração de Paulo Araújo e fotos de Fábio Freitas

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias