BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (3)

Comsercaf sob nova direção; Mais próximos do prefeito; Ação civil nem tão preocupante assim; Será que respinga em Iguaba?; Investimentos à vista em Araruama... E muito mais!


SOB NOVA DIREÇÃO

O presidente da Comsercaf, Luiz Cláudio da Gama pediu demissão. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3). Teve um bastidor dizendo que ele teria sido exonerado, mas foi justamente o contrário. Segundo os comentários de pessoas próximas, ele estaria insatisfeito com o trabalho dentro da autarquia. O prefeito Dr Adriano até tentou demovê-lo da ideia, sugeriu que ele tirasse umas férias, mas não teve jeito. Quem deve assumir é o interventor Dario Neto.

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA CONFIRMA

No final do dia, a prefeitura de Cabo Frio emitiu nota confirmando a saída de do "presidente interventor" Luiz Cláudio por motivos pessoais após uma reunião com Dr Adriano na última sexta (30). O prefeito afirmou ser grato pelo período em que Luiz Cláudio presidiu a autarquia e ratificou que Dario Neto assume a partir da próxima sexta-feira (7).

 

 

 

 

 

PLENA CAMPANHA

E o vereador Jefferson Vidal (PSC) hein? Está ligado em 2020, a todo o vapor e em "plena campanha para prefeito". Mas é preciso tomar cuidado para não 'queimar' etapas. Quem sai falando por aí com muita antecedência costuma virar vidraça...

 

 

 

 

'MOMENTO OPORTUNO'

O vereador do PPS de Cabo Frio Vagne Simão, o Vaguinho, não se posicionou ao Portal RC24h sobre a sessão polêmica da última quinta-feira (29), quando houve tribuna livre para explanação do projeto da Escola Sem Partido, com apoio do MBL, que estava lá para explicar o projeto. Ocorre que, em meio ao evento, com assistência lotada, ele mandou uma professora - que se manifestou contra o projeto se f**er. Deu um quiprocó danado. Diante da confusão, a reportagem solicitou um posicionamento do nobre edil sobre o ocorrido e o mesmo afirmou que o faria "em momento oportuno". E o fez, através de vídeo postado no Facebook, em que ele afirma que tinha intenção de explanar o projeto,  e confessa que realmente havia xingado a professora (que inclusive foi hoje à delegacia registrar ocorrência). A Câmara também deve investigar possível quebra de decoro do parlamentar. O Sepe Lagos emitiu nota de repúdio sobre o caso e espera "que a Comissão de Ética da Casa Legislativa se posicione diante da atitude inaceitável". O PSOL, que também tinha representantes na assistência naquela noite, já protocolou pedido para o uso da tribuna na sessão da próxima quinta (6) para falar contra o Escola Sem Partido e estuda uma ação conjunta com o Sepe contra o vereador.

 

 

MAIS PRÓXIMOS

Representantes da Associação de Pescadores da Prainha estiveram reunidos hoje com o prefeito Renatinho Vianna, num encontro para colocarem suas demandas ao chefe do executivo cabista. Renatinho, não raro, tem realizado esses encontros com outros segmentos e aproximá-los do governo. Entre os pedidos, maior infraestrutura naquela área, fomentação do artesanato local, reforma do paiol e possibilidade de construção do calçadão da Prainha. Neste último, Renatinho sinalizou positivamente e disse que vai tentar realizar com recursos próprios. Um detalhe bem interessante desse encontro é que o presidente da associação, Renato de Cazinho, até então oposição ferrenha ao prefeito nas redes sociais, saiu bastante satisfeito com o que ouviu na reunião.

 

 

ABASTECIMENTO EM ARRAIAL

O presidente da Prolagos, Sérgio Braga, o gerente operacional, Douglas Jordão, e o coordenador da área de Responsabilidade Social, Ricardo Valentin (Cacá) receberam na sede da concessionária o vereador de Arraial do Cabo Pancinha, acompanhado de Junior Fragga e Tiago Lema, da coordenadoria de distrito. Eles conversaram sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário em alguns bairros, como Monte Alto, Novo Arraial, Sabiá, Pernambuca e Caiçara. Sérgio Braga explicou as ações propostas para 2019, como a ampliação da rede separativa de esgoto, após aprovação da Agenersa e do consórcio Lagos São João. Ele destacou que parte de Monte Alto possui rede de esgoto separada da rede pluvial. "Será implantada uma estação elevatória para bombear o esgoto para a estação de tratamento, evitando que o resíduo seja lançado na Lagoa de Araruama", disse Sérgio.

 

 

NEM TÃO PREOCUPANTE ASSIM

A informação divulgada na última sexta-feira, sobre a ação civil pública que o Ministério Público ajuizou contra o prefeito de Búzios André Granado (possíveis fraudes em licitações), animou a oposição. Mais um desgaste à imagem de Granado. Mas os advogados do chefe do executivo buziano estão bastante tranqüilos. Segundo disseram, a ação em questão é idêntica à respondida por ele em 2017, e que foi considerada improcedente pela Justiça. O MP propôs essa ação com novas provas. Ao que parece,  o MP não está nem um pouco satisfeito com o retorno do prefeito ao comenda da cidade. Por isso, provocam a justiça novamente. E como a ação de 2017 não foi para a frente, governo e advogados demonstraram otimismo neste caso.

 

 

INVESTIMENTOS PARA 2019

A prefeita Lívia de Chiquinho se reuniu com os vereadores da base e com o Superintendente de Planejamento, Fabão, onde foram apresentados com detalhes, todos os investimentos para 2019. Na oportunidade, o vereador Amigo Walmir, líder do governo, fez um pedido em nome da bancada para que a prefeita enviasse novamente a câmara o merecido plano de cargos e salários da Guarda Civil. Estiveram presentes os vereadores Russo, Nelsinho do Som, Aridinho, Helênio, Buda, Walmir, Paulinho, Ciraldo e Norberto.

 

 

SERÁ QUE RESPINGA?

Andam dizendo por aí que a prisão do ex-prefeito de Silva Jardim e do presidente da Câmara, na semana passada, por esquema de arrecadação ilícita junto a empresários em troca de favorecimentos (fraude em licitações), pode respingar na Região dos Lagos. Mais especificamente em Iguaba Grande, onde em 2016 a prefeita Grasiella Magalhães contratou, por meio de licitação, a Compillar Entretenimento Prestadora de Serviço, mesma empresa contratada pelo ex-chefe do executivo silva-jardinense para a prática do esquema. Em Iguaba, a Compillar venceu a licitação para gestão informatizada da manutenção da iluminação pública durante 12 meses. 

 

 

 

DECISÃO INTELIGENTE

Depois que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho resolveu tirar de pauta da votação da Câmara o pedido do 13º dele e do vice, essa iniciativa foi muito elogiada por todos. Na Praça do Canhão, só se falou nisso o fim de semana inteiro. "Muito nobre um político perceber que errou e voltar atrás", disse um cidadão. Tem quem ache que essa decisão foi após o pronunciamento do vereador Zezinho, na sessão da última quinta-feira (29). Inclusive o vereador mandou um recado abusado aos fofoqueiros de plantão, dizendo que ele seria contra o projeto. Paira ainda a dúvida de quem seriam esses tais fofoqueiros de plantão que o nobre edil se referiu com tanto rancor no coração. Será que foi uma indireta? Ou foi direta mesmo?

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias