Procon de Cabo Frio recomenda que postos repassem desconto ao consumidor

Ação desta terça-feira (4) é desdobramento de operação iniciada em setembro


O Procon de Cabo Frio recomendou, nesta terça (4), que os postos de combustíveis repassem ao consumidor final os descontos que já estão sendo praticados pela Petrobras nas refinarias. Uma equipe do órgão já entregou a recomendação em 19 postos da cidade.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina nas refinarias acumulou uma queda de 19,4% só em novembro. Porém, essa redução chegou de forma muito menor aos consumidores finais.

"O valor médio da gasolina em setembro estava 5,37 e hoje está 5,07. Está reduzindo mas é preciso cair mais esses valores", frisou a coordenadora municipal do órgão de Defesa do Consumidor de Cabo Frio, Mônica Boniolli. A coordenadora explicou ainda que o órgão não pode interferir nos preços praticados pelos estabelecimentos, mas pode recomendar essa adequação.

A ação realizada nesta terça-feira é um desdobramento da operação iniciada em setembro deste ano para apurar os altos preços praticados e a uniformização dos valores, o que caracteriza a formação de Cartel. Dezenove postos foram notificados a prestar esclarecimentos sobre o caso, que segue sendo avaliado.

Conforme a ANP, o valor médio do cobrado pelo litro da gasolina no postos do país está em R$ 4,50, enquanto em Cabo Frio, os valores estão acima dos 5 reais. O Procon, inclusive, orienta aos consumidores que procurem abastecer até mesmo em outras cidades, se for o caso, onde sejam praticados preços mais justos.

Categorias: Cabo Frio Economia

Fotos da notícia




Outras notícias