A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessiondd82b3441503afd3a21520daa93fe20060c8a6d4): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUARTA-FEIRA (5)

Prestação das contas da China; A polêmica dos cargos na SEME; Futuro secretário estadual visita o Peró; Ficha limpa aprovada em Arraial; Clima tenso entre vereadoras de Búzios; Requerimento barrado em Iguaba; O parque da discórdia em Araruama... E muito mais!


PRESTANDO CONTAS

O prefeito de Cabo Frio recebeu hoje os vereadores no gabinete para uma prestação de contas da visita que realizou à China, em outubro. O ato é obrigatório e cumpre determinação legal para casos de viagens internacionais. Os representantes do Poder Executivo assistiram a um vídeo institucional sobre a viagem. Dr. Adriano disse que precisava mostrar aos vereadores "o que nós trouxemos para o futuro da cidade, as relações institucionais traçadas com a China para o Turismo, implantação de empresas no pólo logístico próximo ao aeroporto, indústrias de prospecção de petróleo e energia eólica, convênio com universidades do nosso país, principalmente em Cabo Frio". O vereador Miguel Alencar gostou da reunião. "Além do empreendimento que está sendo trazido para a cidade, o prefeito nos apresentou informações de possíveis acordos que foram apresentados para outras delegações. Isso mostra que o Executivo está realmente buscando incentivos internacionais para aumentar o crescimento da nossa cidade", elogiou.

 

 

 

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA

A Prefeitura de Cabo Frio incluiu a folha de pagamento dos funcionários no Portal da Transparência do município. Com isso, a partir de agora, todo cidadão passa a ter acesso aos salários do funcionalismo público municipal. Embora a medida esteja prevista na Lei de Acesso à Informação (Lei Federal Nº 12.527/2011), essa é a primeira vez, em sete anos da criação da lei, que uma gestão municipal dá acesso a esses dados. A inserção da folha de pagamento no Portal da Transparência era compromisso desde o começo da atual administração. Muito louvável. Entretanto, enquanto o prefeito comemorava o feito de um lado, do outro tinha uma turma espalhando memes nas redes sociais afirmando que o governo tem vários funcionários fantasmas. Foram divulgados inclusive fotos com nomes dos tais. Que fase, hein prefeito!

 

 

POLÊMICA DOS CARGOS

Ainda sobre contratações e inchaço de folha de pagamento...Recebemos na semana passada uma denúncia de excesso de cargos na Secretaria de Educação de Cabo Frio (SEME) na atual gestão. Muito se falou em enxugar a máquina e sim, já houve várias demissões em diversos órgãos municipais, mas parece que a pasta de leitão, as coisas estão mais complicadas. Segundo dados (não-oficiais), a SEME tem 394 servidores, 96 a mais que no governo anterior. Os números impressionam ainda mais com as lotações por setor. A começar pela SUPAD (Superintendência Administrativa), onde trabalham 111 funcionários; a secretaria de Administração tem a quase metade disso, lá são 66 servidores. Em seguida, na ordem decrescente, aparece a SUGEPPE (Superintendência de Gestão Pedagógica e Políticas Educacionais), com 70 colaboradores (eram 43 na gestão anterior). No gabinete, pasmem, de seis que trabalhavam diretamente com o secretário no governo Marquinho Mendes pulou para 21 no governo de Dr Adriano. A bem da verdade, é muito servidor para uma secretaria apenas. O Portal RC24h pediu o número oficial de lotados na SEME no início da semana mas até o momento não houve retorno.

 

 

VISITA AO PERÓ

Futuro secretário de Turismo do Estado, Otávio Leite visitou a Praia do Peró na terça-feira (4) e ficou tão maravilhado com o que viu que afirmou que "vai badalar" a praia. Otávio, que assume a pasta em 1º de janeiro, garantiu que o local terá atenção especial. Ele percorreu o trecho certificado da Praia, que recebeu o selo de Bandeira Azul dia 25 de novembro, conversou com banhistas e ficou um bom tempo ao lado da Bandeira, que ele pretende levar para outros municípios do litoral fluminense com base na experiência do Peró. "Este é um dos lugares mais encantadores do nosso Rio de Janeiro. Olha que cenário", disse. Otávio Leite disse ainda que "está trabalhando para manter e trazer novos voos internacionais para o Aeroporto do Galeão e planeja investir também no turismo regional. "A Bandeira Azul é a consagração da preservação ambiental, da beleza e do turismo ao mesmo tempo", comentou.

 

 

LIBRAS OBRIGATÓRIA

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) pode se tornar disciplina obrigatória desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, para crianças surdas e ouvintes matriculadas na rede pública municipal de Cabo Frio. O Projeto de Lei 248/2017, de autoria do vereador Luis Geraldo (PRB), foi aprovado por unanimidade na sessão desta terça (4) da Câmara de Vereadores. Reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão, e ainda dá prioridade a professores surdos para o ensino da linguagem. O texto segue para a sanção do prefeito, que tem 15 dias para aprovar ou vetar o projeto. Se sancionado, o prazo para que os sistemas de ensino cumpram as exigências da lei é de três anos. "É de grande importância para a população de Cabo Frio o ensino de LIBRAS em todas as escolas, pois possibilitará uma maior comunicação entre todos os alunos da nossa rede pública de ensino, promovendo assim a inclusão social e colaborando para a conscientização de todos sobre a relevância da Língua Brasileira de Sinais para a nossa sociedade", destacou Luis Geraldo.

 

 

FICHA LIMPA EM ARRAIAL

A Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo aprovou ontem o projeto de Lei Ficha Limpa Municipal. A proposta, do prefeito Renatinho Vianna, visa impedir pessoas condenadas judicialmente de assumirem cargos em comissão ou designação de funções gratificadas no âmbito da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo e do Legislativo Municipal. Renatinho apresentou o projeto em 2014 quando ainda era vereador na Casa Legislativa cabista, porém na época o seu antecessor vetou a lei no executivo. "Uma administração pública deve ter lisura e transparência, a começar pelas pessoas que trabalham para o governo", disse o prefeito.

 

 

PIRÃO DE ANCHOVAS

Nesta quarta-feira (5), o prefeito de Arraial do Cabo, Renatinho Vianna almoçou na casa do Capitão Clóvis com alguns secretários, como Kaká Victorino, Sebastião, Naldinho e Flaviano da Fazenda. Comeram uma anchova com pirão de dar água na boca. Fizeram questão de pousar para a foto que serviu para comemorar a liberação dos royalties que vai tirar dar um alívio nesse fim de ano. No Cabo, havia quem achasse que a viagem que o prefeito fez a Brasília, há dez dias com Kaká e Naldinho, não daria em nada. E pior, que seria uma armação pra passear com dinheiro público. Mas o tempo mostrou o contrário para aqueles que duvidavam e desmereceram a capacidade do povo dos Anjos. E hoje, eles estavam no clima de comemoração, comendo um prato típico dos nativos. A anchova estava de lamber os beiços, provocar inveja e quebrar a cara daqueles que achavam que essa turma da Praia dos Anjos só sabia comer pirão.

 

 

ENTREVERO DAS VEREADORAS

As vereadoras Gladys Nunes (PROS) e Joice Costa (PP) foram novamente as protagonistas da sessão de ontem na Câmara de Búzios. O motivo do embate começou pelo requerimento de Gladys, que solicitou detalhamento da dívida pública referente a empréstimos contraídos pela Prefeitura. E descambou para a troca de favorecimentos que existiria entre executivo e legislativo buziano. A vereadora do PROS estava indignada e disse que os edis só praticam o voto político porque ganharam cargos no governo. "O povo quer saber quanto nossa cidade está devendo. Vocês 'votam político' porque têm cargos no governo. Ele (prefeito) manda no voto de vocês. Está tudo ruim, lixo não é recolhido, mato não é capinado, a merenda está uma bosta, a Guarda Municipal não tem condições dignas para trabalhar, desapropriam terrenos e não pagam, a cidade está destruída. Voto aqui não tem que ser político, tem que ser pelo povo... Aí depois ele (prefeito) vai lá no meio do povo beijar criancinha... O prefeito é tão otário que deveria ter calado a boca no evento das mulheres (encontro de vereadoras ocorrido dia 30 de novembro. Na ocasião André Granado discursou sobre os avanços da cidade)", revoltou-se.

 

 

ENTREVERO DAS VEREADORAS II

Ainda na sessão, depois que Gladys girou a metralhadora dizendo que a maioria da Casa é a favor de André porque ele deu 17 cargos no governo para cada vereador, Joice devolveu na mesma moeda, dizendo que Gladys tem 15 cargos na Câmara. Joice aproveitou para afirmar que vai mesmo concorrer à presidência da Casa, depois que a adversária disse que era por isso que Joice apoiava os atos do prefeito. "Não faço voto político e nunca militei pela presidência da Câmara. O que não teria problema nenhum, afinal de contas estou no meu terceiro mandato e poderia concorrer sim", pontuou Joice. A vereadora do PP ainda discutiu com uma pessoa que estava na assistência, que segundo ela mesma insinuou, seria um cabo eleitoral financiado pela Gladys para criar fake news contra os políticos da base de Granado. Essa é a segunda vez que Joice não baixa a cabeça para Gladys. E pelo andar da carruagem, não será a última.

 

 

PARQUE DA DISCÓRDIA

Que a sessão da Câmara de Araruama pegou fogo nesta terça (4) já se sabe, como adiantamos na coluna ontem. E em meio aos ânimos exaltados, um assunto que foi o fuxico da cidade ontem chegou à Casa Legislativa e foi objeto de discussão. É que a prefeitura se negou a dar autorização para um parque se instalar na cidade, como acontece em toda alta temporada. Na segunda-feira (3), a Guarda Civil de Araruama esteve na área onde seria instalado o Parque de Diversões, impedindo que se fosse colocado mais caminhões no local. O dono do empreendimento já havia conseguido autorização do Inea, da PM, da Faetec (dona do terreno onde seria montado), mas foi vetado pela administração municipal por conta de problemas com documentação. A turma do contra disse que o problema era outro, que a prefeitura fecharia com outro grupo para montar o parque. No WhatsApp, o marido da prefeita, o Chiquinho da Educação, disse que o parque falsificou vários documentos. "Portanto, quem falsifica documentos públicos certamente não vai ter responsabilidade com as crianças, antes de falar bobagens devemos nos informar", disse o ex-prefeito. Ainda de acordo com Chiquinho, o parque que vai ter autorização é o mesmo que estava no Rock In Rio. Que confusão...

 

 

QUAL ASSUNTO?

E na sessão da Câmara de São Pedro da Aldeia, que aconteceu na manhã de ontem, um amigo secreto me mandou esta imagem. Nela, o vereador Zezinho (SD) fala algo tão curioso, que atraiu a atenção dos colegas de maneira interessantíssima. Repare na imagem. Perceba a atenção no semblante do presidente Brunão (MDB). Já os demais colegas, apesar de não ser possível ver os rostos, como a vereadora do Bia de Guga (MDB), Ediel (PDT), Mislene (PV), Lenir (PR), Naldinho (MDB) e Denilson (MDB), pois estavam de costas, ficou totalmente perceptível o nível de interesse no assunto, dada a inclinação dele sobre Zezinho. Será que podemos supor que o assunto é quente? Os fofoqueiros de plantão estão oferecendo um doce para quem descobrir o que se falava de tão atraente.

 

 

O QUE É MAIS IMPORTANTE?

Um pedido para que fosse votado requerimento de cópia do contrato que a prefeitura de Iguaba Grande manteve por quase três anos com a empresa Compillar - envolvida em esquema fraudulento (troca de favorecimentos) que culminou com a prisão do ex-prefeito de Silva Jardim - foi negado na sessão da Câmara ontem. O requerimento foi pedido pelos vereadores Vantoil Martins, Alexandre e Marciley, mas foi barrado por seis votos a cinco. O presidente da Casa, vereador Alessandro Grimauth, alegou que era preciso mais tempo... para avaliar um simples pedido de uma xerocópia. Os vereadores requerentes não ficaram nada satisfeitos. O curioso é que na mesma sessão foi aprovado requerimento de moção de aplauso. E foi aprovado rapidinho.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias