Forte São Mateus é reinaugurado neste domingo (9), em Cabo Frio

Espaço está interditado para obras desde o início de novembro


A reinauguração do Forte São Mateus, na Praia do Forte, em Cabo Frio, acontece neste domingo (9), às 18h. O local passa por obras desde 7 de novembro. A reinauguração é aberta ao público e tem apresentação da Serenata Canto Coral e do músico Marquinho Moraes.

O local foi interditado para a contrução de uma rampa de acesso do calçadão até a ponte, que foi recapeada. O Forte também foi pintado e a iluminação foi recuperada. O calçadão do canto da praia próximo ao local também passou por uma revitalização com limpeza, jardinagem e recolocação das pedras portuguesas e um novo guarda-corpo para ponte, novas hastes de inox para todo o trajeto e correntes foram instalados. O investimento foi de aproximadamente R$31 mil.

De acordo com a a secretária de Cultura Meri Damaceno, o Forte São Mateus era uma grande preocupação, já que o local estava depreciado e com riscos para os visitantes. "Foram anos com o guarda-corpo quebrado e gerando perigo a quem frequentava o Forte. Além do descaso com o próprio monumento e com o entorno que precisava de pintura e  poda no jardim. Essa reforma engloba a segurança para a população e a retomada cultural de um dos monumentos históricos mais importantes de Cabo Frio", comentou. 

O Forte foi construído entre 1616 e 1620 para defender a costa das invasões de ingleses, franceses e holandeses e protegia a Boca da Barra da entrada dos piratas que queriam roubar o Pau Brasil em Cabo Frio. Em 1956, o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias