BÚZIOS / Prefeitura e Prolagos realizam obra para conter lançamento de esgoto na Orla Bardot

Os lançamentos estão sendo realizados por comerciantes do local


Nesta terça-feira (11), parte do esgoto da Orla Bardot foi transferido para ser bombeado pela elevatória da Estrada da Usina com o objetivo de diminuir o fluxo e a velocidade do esgoto que passa pela rede separativa da orla. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Armação dos Búzios e a concessionária Prolagos.

A obra seria realizada apenas no próximo ano, mas foi adiantada como uma das medidas para por fim aos vazamentos de esgoto no local. Também estão sendo feitas fiscalizações, identificação e punição de descarte clandestino de esgoto.  Ações semelhantes estão sendo estudadas para outros pontos da cidade. 

Na segunda-feira (10) uma força tarefa foi realizada no local e constatou diversos pontos de lançamento clandestino de esgoto "in natura" e gordura na rede separativa da Orla Bardot, o que prejudica diretamente as praias do município e ocasiona os constantes extravasamentos durante os dias de chuva.

Os lançamentos estão sendo realizados por comerciantes do local. A Prolagos utilizou a sonda de inspeção de tubulação por vídeo, pequenos robôs que caminham por dentro dos tubos agilizando o serviço dos trabalhadores, equipamento que permite identificar de o local de origem do lançamento clandestino. 

Por meio da equipe de fiscais da secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Prolagos, os responsáveis serão multados e essas saídas irregulares vedadas. 

A força tarefa do Plano Verão de Saneamento é uma medida emergencial para melhorar o sistema de esgotamento sanitário do município na alta temporada, até que as medidas definitivas sejam tomadas após o verão. 

 

 

ESTABELECIMENTOS SÃO MULTADOS NA ORLA BARDOT

os estabelecimentos da Orla Bardot que estavam lançando esgoto e gordura na rede separativa, prejudicando diretamente as praias do município e ocasionando extravasamentos durante os dias de chuva, foram multados nesta quarta-feira (12) pela equipe de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca.

O valor das multas é calculado com base no UFIR e somado de acordo com a irregularidade cometida pelo estabelecimento. UFIR é a Unidade Fiscal de Referência, um indexador usado como parâmetro de atualização do saldo devedor dos tributos e de valores relativos a multas e penalidades de qualquer natureza.

Categorias: Armação dos Búzios Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias