ARRAIAL DO CABO / Animais marinhos reabilitados são devolvidos ao mar

Duas tartarugas e quatro pinguins reabilitados foram soltos nesta segunda-feira (10)


Seis animais marinhos reabilitados foram soltos no mar de Arraial do Cabo na manhã dessa segunda-feira (10). Duas tartarugas das espécies "cabeçuda" e "de pente" e quatro pinguins foram reinseridos após meses de reabilitação no CTA Meio Ambiente e do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos e da Bacia de Campos (PMP) da Petrobras e conduzidos pelo IBAMA. A operação contou com o apoio da Guarda Marítima Ambiental do município cabista.

A ação reforça a necessidade de atenção urgente para os cuidados com o meio ambiente, sobretudo a responsabilidade do descarte adequado de lixos e resíduos para que estes não cheguem aos mares. A tartaruga da espécie "cabeçuda" foi resgatada em São Francisco de Itabapoana com um anzol fisgado em seu esôfago, passou por cirurgia e foram necessários dois meses de reabilitação para que tivesse plenas condições de voltar ao mar. Já a tartaruga de pente ficou quase oito meses em reabilitação após ter sido resgatada em uma rede de pesca extremamente debilitada. Foram 8 meses para que ela expelisse todo o plástico e resíduos de seu trato intestinal e voltasse a se alimentar sozinha. Já os pinguins, foram resgatados bastante debilitados em diversas áreas e foram soltos em conjunto.

"Um dos maiores impactos retratados nos animais marinhos hoje é a ingestão de lixo. Isso compromete na ingestão de novos alimentos, devido a dificuldade em expelir esse lixo. A pesca predatória com redes e anzóis ilegais são os maiores problemas hoje. Nós contamos muito com a participação de toda a população para nos informar sobre animais debilitados encontrados nas encostas", alerta Mariana Buratto, representante do CTA Meio Ambiente.

Animais mortos e/ou debilitados encontrados nas faixas de areia devem ser comunicados imediatamente pelo número 0800-0095444, para que seja feito o resgate adequado e todos os procedimentos necessários antes de reinseri-lo ao habitat natural. Todos os animais resgatados recebem anilhas para monitoramentos futuros. Caso esses animais sejam encontrados em qualquer região do Brasil e do mundo, é possível, através do número das anilhas, obter todas as informações do histórico deles e registrar novos.

Categorias: Arraial do Cabo Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias