Gavião ferido é resgatado no segundo distrito de Cabo Frio

Animal estava com a asa quebrada e foi encontrado no bairro Nova Califórnia, em Tamoios


Um gavião ferido foi resgatado nesta quinta-feira (13) em Tamoios, no segundo distrito de Cabo Frio. A ave é da espécie Quiriquiri (Falco sparverius) e estava com a asa quebrada. O animal foi encontrado durante uma ronda da equipe  da Secretaria do Meio Ambiente no bairro Nova Califórnia.

O Quiriquiri é uma ave de rapina. Ele estava seriamente ferido, impossibilitado de voar, e muito arisco, possivelmente sentido muita dor. O animal foi recolhido pelos agentes e levado para a Aiuka Consultoria em Soluções Ambientais, empresa especializada em tratamento da fauna na região, que fica em Rio das Ostras.

Para o diretor operacional do Meio Ambiente em Tamoios, Handerson Costa, aparições de animais silvestres são muito frequentes, e, por isso, ele destaca a importância da colaboração da sociedade. “Não são todos os animais que aparecem feridos que nós temos conhecimento. Quando encontramos algum animal nessas condições, fazemos o possível pra ajudar. Por isso, pedimos à população para que acione o Meio Ambiente sempre que encontrar algum animal silvestre perdido ou ferido”, frisa o diretor.


O Quiriquiri

O gavião Quiriquiri é muito comum na maior parte do Brasil. Vive em áreas abertas, com grandes pastagens, características do bairro Nova Califórnia. Também é conhecido como falcão-americano, gavião-mirim e gavião-ripina. É uma ave relativamente pequena, mede no máximo 30 cm, sendo o menor dos falcões e uma das menores aves de rapina do Brasil.

Categorias: Cabo Frio Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias