CABO FRIO / Banheiros da Praça dos Quiosques continuam abandonados

Fraldas sujas, cacos de vidro, fezes, urina toda sorte de nojeira no único sanitário público disponível na Praia do Forte


Faltando cinco dias para o verão, os banheiros da praça dos quiosques, na Praia do Forte, continuam fechados e com péssimas condições de uso. Mesmo sendo localizados no subterrâneo da orla, exalam um mau cheiro que é facilmente identificado por quem circula pelo calçadão. 

Os vasos sanitários, em sua maioria entupidos e extremamente sujos, denunciam a falta de atenção do poder municipal à obra que, em 2013, custou R$10 milhões. Ao entrar, é necessário prender a respiração e tomar cuidado por onde pisa. Fraldas sujas, cacos de vidro, fezes e urina pelo chão são comuns. Até pichações nos vidros e espelhos com as iniciais ‘’PMCF’’ revelam uma tentativa frustrada de chamar a atenção da Prefeitura para o drama de uma cidade turística sem banheiros públicos na orla.

O comerciante José Ademir confessa que, apesar de trabalhar ali, nunca usou o banheiro: ‘’É uma nojeira. Tem espelho, tem vaso sanitário, tem tudo lá, mas é mal cuidado. Precisamos de uma atenção da prefeitura’’, alega o comerciante, que revela inclusive perder clientes por isso.

 

Há poucos metros do quiosque do José Ademir, fica o quiosque onde Mateus Riuller trabalha. O jovem de 21 anos se mostra satisfeito com o estado da Praça dos Quiosque em geral, segundo ele a nova gestão anda melhorando "a cara da orla". Mateus aponta algumas ações, como a retirada dos moradores de rua que dormiam em baixo das marquises dos quiosques. "Mas sobre os banheiros, realmente ninguém limpa", lamentou Matheus.

 

Esse empasse não prejudica somente o turista. O ambulante Jenilson da Silva denuncia como é afetado com o problema. Segundo ele, o banheiro dos funcionários dos quiosques só são liberados mediante o consumo. ''Nós que trabalhamos na praia, temos que dar um jeito, ou temos que segurar'' desabafa o Jenilson.

"Isso é um problema antigo" revela a presidente da Associação dos Quiosques, a proprietária do Costa do Sol, Andreia Moreira. Segundo disse, não há manutenção e limpeza há quase três anos. Andreia afirma que os sanitários dos funcionários são cedidos a qualquer pessoa que solicitar. Ela acredita que que até o verão estará tudo resolvido.

 

Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou "que a responsabilidade da limpeza é dos donos dos quiosques, no entanto, a Comsercaf tem feito a manutenção periodicamente". 

Com a alta temporada batendo às portas, no que depender dos banheiros da Praça dos Quiosques, tudo indica que o frequentador dra Praia do Forte continuará passando aperto ou usando as águas para se aliviar.

 

Categorias: Cabo Frio

Fotos da notícia




Outras notícias