A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session18798619a8575bc626ee550b9fcf6c74bfe528a3): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Evento 'Santo Samba' muda de local tradicional em Cabo Frio | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Evento 'Santo Samba' muda de local tradicional em Cabo Frio

"


Por Heitor Moreira ( G1)/ Fotos arquivo Luciana Branco
O objetivo de um dos eventos mais concorridos dos últimos tempos em Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio,  saiu do verso de uma música que é tocada em todas edições : ''''''''''''''''Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar'''''''''''''''', trecho do samba composto por Edson Conceição e Aloízio, e consagrado pela cantora Alcione.
O ''''''''Santo Samba'''''''', projeto cultural realizado todo último domingo de cada mês na cidade, não poderá mais acontecer em praça pública e pode até acabar. ''''''''''''''''O Santo Samba é um evento consagrado e reconhecido pelo público, mas a cidade não o reconhece. Não aparecemos em calendário, não somos um evento turístico, não temos nenhuma garantia de nada! Isso é triste! Não produzo pra mim. Não ganho dinheiro na praça. Faço por amor a música, a arte e a vontade de que dê certo.'''''''''''''''', disse a idealizadora do evento, Luciana Branco. 
Na última edição, após fazer solicitações à prefeitura, Luciana Branco disse que chegou na Praça São Benedito, local onde é realizado o evento, e não encontrou banheiros químicos. Mesmo assim a cabofriense teve que realizar o evento que reuniu no último dia 29 de dezembro, aproxidamente 1500 pessoas. " Não colocaram nem os banheiros químicos", reclama a organizadora do evento.
A prefeitura de Cabo Frio, no entanto, nega a falta de apoio ao evento no final de dezembro. Em nota enviada, a assessoria da prefeitura diz: " Esclarecemos que todo e qualquer evento de repercussão cultural e interesse público, ainda que privado, merecerá sempre a atenção do governo municipal. Nunca foi diferente com o projeto ''''''''Santo Samba''''''''.  A Prefeitura sempre autorizou a realização do evento em praça pública e a Comsercaf sempre disponibilizou toda a estrutura necessária: tendas, barracas, banheiros químicos, som de alta qualidade e 15 microfones, em todas as edições do evento. Inclusive na última, que mesmo sendo realizada no dia 29 de dezembro, em plena movimentação de réveillon e com a cidade com um público de mais de 1 milhão de visitantes, ainda assim, a Comsercaf montou e pagou toda a estrutura: 3 barracas 3mX3m; 2 tendas 6mx6m; toda a sonorização, incluindo 15 microfones, e 2 banheiros químicos."
A nota, não explica, se a prefeitura continuará apoiando o evento, que é uma produção particular, ou autorizando sua realização em espaço público ao longo de 2014. Também não infomou se houve  ao longo de 2013 a assinatura de um documento de apoio oficial ou parceria ao evento para o investimento
Parceria ajudaria evento
''''''''''''''''Ficar longe da praça São Benedito é o pior. Lá está toda a energia, sinergia e sintonia do projeto. Aquele espaço é mágico e merece ser beneficiado com projetos que o favoreçam. Mas não podemos deixar de existir no Verão só porque não somos famosos ou sei lá o que'''''''''''''''', declarou Luciana Branco.
Questionada sobre o que precisa, Luciana Branco declarou:  ''''''''''''''''Nossa estrura é bem pequena. Uma parceria com o município, uma verba mensal do fundo de cultura, cerca de R$100 mil anuais, por exemplo, menos de R$ 10 mil por mês, nos daria 15 edições do Santo Samba em 2014, com os melhores sambistas do Rio de Janeiro. É muito menos do que se paga a um grande artista para estes shows da alta temporada. Promovemos cultura o ano inteiro para moradores e turistas", declarou.
Em janeiro e feveiro deste ano, o evento vai acontecer no Espaço Mav, que funciona na Rua Amapá, Parque Burlle, em Cabo Frio. A organizadora ainda não sabe se o projeto irá continuar após essas duas edições.
A prefeitura de Cabo Frio informou que estuda o apoio oficial a vários projetos culturais do município. Quem sabe o Santo Samba pode vir a ser um deles, já que desde o início do projeto a Comsercaf sempre ajudou em sua infraestrutura?  Vale ressaltar que, todos os projetos culturais com apoio oficial da Prefeitura precisam ser estudados e aprovados pela Secretaria de Cultura do município, dentro de verbas específicas para o orçamento de 2014. Cabe à organização do Santo Samba também apresentar projeto oficial do evento na secretaria para que verba pública possa ser destinada para sua realização, como uma parceria com o poder público. O Fundo Muncipal de Cultura pode ser uma das opções para essa parceria, além de outras rubricas do orçamento do setor.
Falta de banheiros na última edição incomodou público
Márcia Pinheiro, de 32 anos, foi pela primeira vez no evento na última edição e ficou decepcionada com a falta de banheiros.  ''''''''''''''''A gente fica um tempão na praça, e claro que dá aquela vontade de ir ao banheiro. Mas quando vi que não tinha nenhum sanitário, fiquei assustada. Até procurei alguém do evento pra saber o que tinha acontecido'''''''''''''''', disse.
Frequentadora desde as primeiras edições, Laila Ferreira, de 23 anos, teve que ir no banheiro de um restaurante e disse que ouviu muita gente reclamando. ''''''''''''''''Eu estranhei muito porque desde o primeiro Santo Samba tem banheiro pra gente. E nesse não tinha. Quem eu ouvia reclamar, explicava que tinha acontecido um problema. Espero que as pessoas voltem e que esse detalhe não tenha frustrado ninguém.'''''''''''''''', relatou. de verba pública na realização do ''''''''Santo Samba''''''''.

Categorias: Diversão

Fotos da notícia




Outras notícias