A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session6302719e647f564245c43878f085c16294077913): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Região terá reforço no policiamento contra crimes ambientais até o carnaval | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Região terá reforço no policiamento contra crimes ambientais até o carnaval

Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) do Parque da Serra da Tiririca, em Niterói, a 150 quilômetros de Cabo Frio, serão deslocados a partir de hoje (18) e até o carnaval para o Parques Estadual da Costa do Sol (PECS), na Região dos Lagos, para atuarem com os guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


Policiais militares do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) do Parque da Serra da Tiririca, em Niterói, a 150 quilômetros de Cabo Frio, serão deslocados a partir de hoje (18) e até o carnaval para o Parques Estadual da Costa do Sol (PECS), na Região dos Lagos, para atuarem com os guarda-parques do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). A principal missão é impedir que os carros de banhistas invadam áreas de preservação permanente que possuem vegetação de restinga e sítios arqueológicos, principalmente no entorno da Ilha do Japonês e praias Brava (naturismo), Conchas e Peró. A prefeitura de Cabo Frio também prometeu apoio com agentes da Guarda Municipal e fiscais de posturas.

No último fim de semana, um banhista ameaçou os guarda-parques com um revólver. Policiais do 25º BPM foram acionados, detiveram o banhista mas ele foi logo liberada. O caso gerou um inquérito no 25º BPM. Os agentes de trânsito enviados pela Secretaria de Ordem Pública de Cabo Frio também não impediram a degradação das áreas protegidas.
-- A PM prometeu deslocar efetivos de Niterói até o carnaval para dar apoio aos guarda-parques. Esperemos que as prefeituras também cumpram as promessas de proteger as áreas do parque porque o número de banhistas é muito grande nesta época do ano – disse o chefe do PECS, Sérgio Ricardo Rocha Soares, garantindo que também serão reprimidos estacionamentos fechados, na área do parque, onde os proprietários cobram diária de R$ 30
.
Durante a semana, com apoio de equipes da prefeitura de Cabo Frio, técnicos do INEA abriram valas e fecharam os acessos (com os chamados mata-burros) às trilhas para impedir que as áreas de restinga voltem a ser usadas como estacionamento.
Presidente da ONG Aves & Cia, Paulo Maia disse que a invasão de áreas protegidas se intensificou depois que o governo do estado acabou com o Batalhão Florestal da PM e deslocou a maior parte do seu efetivo para a UPP do Morro do Alemão. Somente na Região dos Lagos existiam duas unidades do Batalhão, na Praia Seca (Araruama) e em Barra de São João (Casimiro de Abreu).

-- O PECS possui fauna e flora endêmicas (que só ocorrem ali) que precisa de proteção permanente, O tráfego de carros e motos pelas dunas e trilhas é um crime para o meio ambiente, sem contar que existem vários sítios arqueológicos principalmente sob a vegetação nativa no entorno da Praia das Conchas. É inacreditável que a PM não tenha uma unidade ambiental na região e tenha que desguarnecer um outro parque para atender a Costa do Sol – lamentou Maia.

Criado em abril de 2011, com 10 mil hectares, o Parque Estadual da Costa do Sol abrange áreas descontínuas dos municípios de Cabo Frio, Búzios, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande – incluindo em seus limites a Restinga de Massambaba, lagoas, lagunas e 15 ilhas costeiras.

O parque é uma unidade de conservação de proteção integral e tem entre seus principais objetivos a preservação de ecossistemas incluídos entre os mais ameaçados do estado, como restingas e áreas úmidas (brejos, lagoas e lagunas), além de rara formação vegetal, na Serra das Emerências, em Búzios. Também estão protegidas regiões de mangues, floresta, cordões arenosos costões rochosos, inclusive o da Praia das Conchas.
Em várias áreas do parque existem sítios arqueológicos com vestígios de sambaquis, depósitos utilizados pelos povos caçadores e coletores que viviam na região há milhares de anos.

Fonte: Jornal O Globo
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias