A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_sessionf48f54b621654cf7f8e60e98361f7c653d34f6be): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

Búzios - APA Mangue de Pedras é criada | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

Búzios - APA Mangue de Pedras é criada

Área de Proteção Ambiental tem 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda


Foi oficialmente criada, nesta sexta-feira (9), a Área de Proteção Ambiental (APA) Mangue de Pedras, em Búzios. A ação foi publicada no Boletim Oficial e o decreto, assinado pelo prefeito André Granado.

A instituição da APA é uma antiga vontade da população local e ambientalistas da cidade. A decisão em transformar a área em APA, considerou o aspecto sustentável desta unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidade de Conservação, onde poderão ser exercidas as atividades de visitação, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, além de possibilitar o desenvolvimento do turismo ecológico no interior da APA.

A formação geológica compõe um dos três exemplares existentes no mundo e está localizada na parte continental do município, na Praia Gorda, bairro Rasa.

Todas as atividades econômicas sustentáveis só poderão ser iniciadas após a criação do plano de manejo participativo, mediante a criação do Conselho Gestor.

A APA Mangue de Pedras tem 75 hectares e engloba a Ponta do Pai Vitório e a Praia da Gorda, e com esse ato a Prefeitura de Búzios está assegurando a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados da região das baixadas litorâneas, bem como recuperar as áreas degradadas ali existentes. O objetivo também manter populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias raras, vulneráveis endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas; preservar restingas, florestas atlânticas, vegetação xerofítica, cordões arenosos, costões rochosos, formações geológicas notáveis e sítios arqueológicos contidos em seus limites.

Por que o Mangue é tão raro?

O que torna os mangues de pedras tão especiais é o fato de não haver rios que levem a água doce para a praia, caso da Gorda. O trabalho é feito pela infiltração de água da chuva na encosta do morro que cerca a praia. Graças ao fenômeno, a região abriga uma vegetação rara de ser encontrada numa praia, com plantas típicas de manguezal.

Categorias: Armação dos Búzios Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias