BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Vereador de Arraial é preso; Futuro político de Alair será definido nesta terça (23); Vice assume como o mais novo prefeito da história cabo-friense; Ação de Graças em Arraial; Lívia na Caminhada; Grasiella pediu e foi atendida; As ambulâncias da discórdia... e muito mais!


PRISÃO TEMPORÁRIA

Caiu como bomba a notícia de que o vereador de Arraial do Cabo,Thiago Felix Fantinha (PSC), foi preso pela Polícia Civil nesta tarde de segunda-feira (22). Ainda nesta mesma tarde, os investigadores da 132ª DP realizaram buscas no gabinete do parlamentar, na sede da Câmara municipal. A porta teve que ser arrombada. As causas da prisão (que é temporária) ainda não se confirmaram. Mas especula-se que o vereador esteja envolvido em um caso de homicídio na cidade. Tentamos insistentemente falar com o delegado titular, Dr Renato Mariano, mas ele não atendeu os telefonemas. No fim de setembro, os policiais já tinham ido atrás do parlamentar tanto na Câmara quanto na Prefeitura. Na ocasião, ainda não se sabia o motivo das diligências. Hoje a informação foi divulgada extra-oficialmente, mas ainda não se sabe os detalhes sobre as motivações que levaram a justiça a decretar a prisão preventiva do vereador. Fantinha está no segundo mandato. Ele seria o próximo presidente da casa de leis cabista.

 

FAMA DE BRIGÃO

E aí já viu né? Na cidade do Cabo não se fala noutro assunto. Muitos, dizendo que o nobre vereador tem fama de pavio curto e que não é incomum envolver-se em briga. O caso envolvendo Fantinha aponta, ainda, para o envolvimento de outro vereador mas, inicialmente, esse envolvimento teria sido o empréstimo de um carro.

 

 

 

 

CONTAS DE ALAIR

Nesta terça-feira (23), finalmente serão votadas as contas do ex-prefeito Alair Corrêa, em sessão plenária da Câmara de Cabo Frio. Vão ser apreciadas as contas de 2013/2014 que possuem parecer do TCE favorável, e as contas de 2015/2016 com parecer desfavorável. A expectativa é muito grande. Nos corredores do parlamento, comenta-se que Alair fez uma forte articulação nesses últimos dias, especialmente hoje. Tem quem aposte que muita gente poderá virar o voto na reta final. Se a maioria dos vereadores apenas confirmar o parecer dos técnicos do Tribunal de Contas, o ex-prefeito pode ficar inelegível por oito anos. Será que terão coragem de contrariar TCE? Nesta segunda-feira (22), a classe política da cidade não falava de outro assunto. 

 

 

CONTAS DE ALAIR II

O presidente da casa, Aquiles Barreto garantiu que a votação será fechada (votos sigilosos), conforme prevê o regimento interno, como forma de evitar perseguição aos parlamentares. Aquiles não aposta em surpresas e acredita que a maioria deverá acompanhar os relatórios, ou seja, concordar com as contas aprovadas, bem como as reprovadas. O presidente destacou que fez questão de dedicar uma sessão exclusiva aos trabalhos, para que não fosse dispersada energia com outras pautas, e que a imprensa pudesse cobrir. O vereador Vinícius Corrêa, como sobrinho do ex-prefeito, não deve votar, devido ao grau de parentesco. 


 

 

O MAIS NOVO DA HISTÓRIA

O prefeito de Cabo Frio - até dia 2 de novembro - Felipe Monteiro (PC do B) disse que nada será alterado durante a ausência de Dr Adriano, que embarcou ontem para a China. Hoje, primeiro dia de trabalho como o administrador titular do município, Felipe despachou do gabinete mesmo. Mas amanhã a agenda está cheia. Logo às 8h30 ele estará na Ferlagos, onde faz a abertura da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em seguida, ele vai percorrer entidades públicas da saúde e da educação. "Vou dar continuidade às ações do Dr Adriano", disse.

 

 

O FILHO TAMBÉM É MEU

E por falar em negócio da China, Fabiola Martins, ex-secretária de Turismo de Cabo Frio, mandou recado: "Ah! Só pra vc saber esse projeto da China foi uma captação minha que eu iniciei enquanto secretária de Turismo. Estou feliz por Adriano dar continuidade". Fabíola aproveitou para comentar que está pensando ir embora do Brasil. Ela também está desanimada com os rumos do pais. Assim como ela, milhões e milhões de pessoas. 

 

AÇÃO DE GRAÇAS

Aproveitando o feriado de Ação de Graças, que acontece dia 23 mas foi antecipado para esta segunda-feira (22) para se juntar ao feriadão da padroeira, o prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna, aproveitou para saborear um delicioso Pitangola, oferecido por Fabinho Sorriso, do Morro da Cabocla. O prefeito foi acompanhado do Oscar Victorino (Kaká) e o secretário de Eventos, Ronnie Placido.

 

 

LÍVIA NA CAMINHADA

A prefeitura de Araruama realizou no fim de semana o Dia D da Campanha do Outubro Rosa. Para chamar a atenção, promoveu uma caminhada na manhã de sábado, com concentração na Praça da Bíblia. E a prefeita Lívia de Chiquinho, não só compareceu como caminhou, e mais que isso, foi pilotando a marcha, empunhando a faixa, num verdadeiro abre alas. A prefeita aproveitou (como sempre) para tirar fotos com os fãs. O povo a assedia demais e Lívia faz muito bem esse papel. Uma demonstração de que embora haja problemas na cidade, a popularidade dela ainda é boa. Nas atividades promovidas pela prefeitura ela sempre faz questão de participar, revelando que não tem medo do povo. Coisa rara hoje em dia para qualquer prefeito do Brasil.

 

FALTANDO TRANSPARÊNCIA

Andam dizendo, em alguns grupos de WhatsApp e facebook de São Pedro da Aldeia, que o Observatório Social da cidade (OSSPA) tem tido dificuldades em obter informações da área de Educação. E que isso não é de hoje. Ora, se a prefeitura prima pela transparência, qual o motivo do entrave? vale salientar que o prefeito Chumbinho se vangloria (com justiça) de ser uma das cidades com maior disponibilidade de informações sobre a gestão pública. 

 

 

PEDIU E FOI ATENDIDA

E já foi atendida a solicitação que a prefeita de Iguaba Grasiella Magalhães (PP) fez ao presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), na semana passada, de recursos para pavimentação asfáltica. Na última sexta (19), ela e o vice Leandro Coutinho (MDB) receberam o diretor do DER-RJ de Araruama, Mizael Pureza, para indicar as demandas. Levaram o engenheiro para andar por algumas ruas perto da Praça da Estação. As ruas escolhidas foram priorizadas, por conta do intenso fluxo de carros e por estarem muito acidentadas, podendo causar prejuízo. "Nós sabemos das necessidades das ruas da cidade. Mas, precisamos priorizar o serviço", concluiu a Prefeita. Ah, e nesta terça-feira (23) tem novo ato, na Câmara de Vereadores, contra a permanência da prefeita no cargo. A manifestação, dizem, vai continuar, toda terça e quinta, dias das sessões, com o objetivo de impedir outras votações até que se votem as contas da prefeita.

 

AMBULÂNCIAS DA DISCÓRDIA

A entrega de três ambulâncias em Armação dos Búzios na semana passada mereceu até desfile pela cidade, com luzes acesas e sirenes ligadas. Os veículos foram alvos de duras críticas da oposição. É que a prefeitura garante que optou por licitação de uma empresa prestadora de serviço, que entrega os veículos e cuida de toda manutenção. Por outro lado, o ex-vereador do balneário, Flávio Machado, disse que a aquisição não foi bem desta forma, e não disparou farpas. "Vocês lembram das três ambulâncias que desfilaram na cidade esta semana, que segundo ouvir dizer teriam sido doadas ao município por um deputado (não sei o nome), pasmem senhores, são ambulâncias alugadas (estamos pagando), só levaram três antigas e trouxeram as três novas (...) Segundo fontes a confirmar, pertencem ao mesmo empresário de Cabo Frio que desde o início do atual governo, em 2013, tem veículos de pequeno porte alugados para a prefeitura. Não perdem o costume de tentar fazer o eleitor de babaca", postou o ex-vereador em sua página social. As suspeições levantadas pelo ex-vereador são gravíssimas... e agora?

 

 

MUDANÇA NA FAZENDA

O secretário de Fazenda de Búzios Kleber Ferreira de Souza, pediu exoneração nesta segunda-feira (22). Segundo a prefeitura, outra pessoa, "igualmente capacitada", assumirá a função a partir desta terça (23). Recentemente, como uma das medidas de reestruturação da máquina pública, as secretarias de Governo e de Fazenda foram separadas, por decisão do prefeito Henrique Gomes. Antes disso, Kleber exercia os poderes de secretário de fazenda e de governo. Dizem que Kleber não está gistando das mudanças que HG vem implementando. 

 

BOLA FORA

Foi uma super bola fora a baixa adesão, principalmente do Partido dos Trabalhadores, no ato contra Bolsonaro ocorrido no sábado (20) em Cabo Frio. Foi muito frustrante para quem compareceu. Se não fosse o PSOL, que esteve presente em peso, o evento teria ficado ainda pior do que foi. Teve petista que não ficou nem uma hora no local. Se o Haddad depender desses petistas da Região dos Lagos, está morto. O primeiro protesto #EleNão na cidade reuniu 5 mil pessoas; o de sábado foi um manifesto fora da curva... Tal fato demonstra o quanto a esquerda é despreparada para um enfrentamento nas cidades locais.

 

BOLA DENTRO

Por outro lado, o movimento pró-Bolsonaro, nominado #MudaBrasil, levou gente à beça para Praça das Águas, na orla da Praia do Forte, neste domingo (21). Centenas (e até milhares) de pessoas fizeram passeata, carreata, motoata e teve até trio elétrico. Ao contrário do manifesto oposto, os bolsonarianos estão bem mais animados e vislumbram a vitória no próximo domingo (28).

 

LEVOU A FAMÍLIA

E por falar na marcha pró-Bolsonaro em Cabo Frio, quem também esteve por lá foi o deputado estadual recém-eleito Dr. Serginho (PSL). Ele compareceu com a esposa e a filhinha na marcha, na orla da Praia do Forte. Super animado, cantou as musiquinhas do movimento e desfilou com a população ao som do trio elétrico.

 

 

 

 

 

 

ASSUSTADO

O presidente do grupo LGBT Arraial Free, Théo Silveira, passou por uma situação que o deixou assustado neste domingo (21). Ele estava passando pela orla da Praia do Forte para pegar o carro que estava estacionado perto dos quiosques, quando acontecia naquele momento, a passeata a favor de Bolsonaro. Ele até pensou em desviar da multidão, mas encarou. E não é que, imediatamente, foi atacado verbalmente? Inclusive teve gente que jogou água nele. Mesmo com medo, ele resolveu filmar... e o vídeo já passou de meio milhão de visualizações. "Estou assustado realmente, a gente nunca acha que vai acontecer com a gente... Na hora que senti medo, comecei a filmar e olha o que acontece... #Vou lutar e resistir. Amigxs e familiares: hoje eles me jogam água e me ofendem, amanhã eles me matam", desabafou Théo. 

 

QUAQUÁ ATACA WITZEL

O ex-prefeito de Maricá e atual presidente do PT-RJ Washington Quaquá, postou um vídeo, neste domingo (21), atacando o candidato ao governo do Estado Wilson Witzel (PSC), quando ficou sabendo de uma suposta declaração do ex-juiz federal. "O candidato a governador está aqui na cidade com esses imbecis da oposição, me xingando e xingando minha mulher, me ofendendo. Nunca me dirigi a ele, mas vir na minha cidade, ofender a mim e a minha mulher, quero te dizer que você tem cara de veado velho além de tudo, seu safado, canalha, juiz de mer**", proferiu. Quaquá também acusou Witzel de ter ligação um dos maiores fornecedores do governo Cabral, investigado pela Operação Lava Jato, Mário Peixoto, e que se relaciona com bandidos. "Sei que você tem ligações com Mário Peixoto e com muitos bandidos você é um safado metido a juiz, mas que é um bandido. Você, seu safado, que pega auxílio-moradia, que faz 'aqueles' auxílios férias, que rouba dinheiro do erário público, você é um canalha, vai na cidade dos outros, falar mal da família dos outros. Vai tomar nesse c* seu juiz safado". Confira o vídeo na íntegra:

 

METADE DO 13º LIBERADO

A Prefeitura de Macaé pagou nesta segunda-feira (22) 50% do décimo terceiro salário para cerca de 16 mil colaboradores, entre servidores concursados, cargos comissionados, contratados, aposentados e pensionistas. Isso significa injeção de R$ 32,7 milhões na economia local, o que deve movimentar o comércio antes das comemorações natalinas de dezembro, mês em que será paga a segunda parcela.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias