MART / Evento sobre história de Cabo Frio começa nesta quinta-feira (8)

As pessoas interessadas em participar da formação devem se inscrever através de formulário online


Nesta quinta (8) e sexta (9), das 18h às 20h, o Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart) de Cabo Frio recebe o evento “História, Memória e Patrimônio”, organizado pela Secretaria de EDucação do município através da Coordenação de Formação Continuada e em parceria com o Mart.

O objetivo do encontro é levantar reflexões sobre a fundação de Cabo Frio, com abordagens de temas relacionados à história e memória da cidade, patrimônio cultural, Educação Patrimonial e Museal. A formação é voltada para os professores da Rede Municipal, mas também foi aberta ao público em geral. 

Confira abaixo a programação completa do evento “História, Memória e Patrimônio”:

08/11, 18h às 20h no Mart

 - A produção da riqueza e o desenvolvimento econômico e social do município de Cabo Frio - 1940/1960 - Prof.ª Doutorando João Henrique de Oliveira Cristóvão:

A comunicação pretende refletir o sobre o processo de desenvolvimento econômico do município de Cabo Frio a partir de 1940, buscando identificar qual o papel assumido pelos diferentes personagens ao longo desse período.

- O MART, um museu para preservar o Convento – Prof.ª Ms. Flavia Maria Franchini Ribeiro:

O Convento de Nossa Senhora dos Anjos foi construído no final do século XVII e abrigou os frades franciscanos até 1872. Desocupado, sofreu com o abandono, sendo alvo de vândalos e da ação da natureza até ser tombado pelo antigo Sphan, hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). No intuito de preservar definitivamente o edifício, era criado em 1968 o Museu de Arte Religiosa e Tradicional, o MART.

- Bairro da Passagem e suas tradições – Pesquisadora e Secretaria Municipal de Cultura Meri Damaceno:

A comunicação visa mostrar quais as tradições existem no Bairro da Passagem e como se manifestam.

 

09/11, 18h às 20h no Mart

- Liras e Jagunços no futebol: a rivalidade de Tamoios é Lusitano nos anos de 1920 – Prof.ª Dr. José Francisco de Moura:

A palestra pretende abordar as rivalidades políticas e geográficas na cidade de Cabo Frio nos anos de 1920 através da rivalidade clubística enfatizando o perfil social das duas torcidas.

- Patrimônio no mundo contemporâneo: um olhar para além do artístico e histórico – Prof.ª Ms. Ivo Matos Barreto Júnior:

Partindo do início da noção de patrimônio no Brasil, apoiado na ideia de patrimônio nacional, o debate avança até alcançar as transformações do mundo contemporâneo, debatendo as lacunas deste processo. Por consequência, busca-se o debate sobre os desafios e possibilidades de se trabalhar o patrimônio cultural hoje, admitindo necessariamente uma perspectiva mais inclusiva, dialógica e menos idealizada.

Categorias: Cabo Frio Cultura

Fotos da notícia




Outras notícias