Araruama realiza campanha de vacinação contra HPV nas escolas municipais

Público-alvo são meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Imunização segue até 7 de dezembro


 A cidade de Araruama realiza até o dia 7 de dezembro, nas escolas da rede municipal, a campanha de vacinação contra o HPV. O objetivo é elevar a cobertura vacinal que se encontra em baixa no município. Para isso, a cidade montou um cronograma especial a fim de vacinar meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

A vacina contra o HPV previne a transmissão do vírus causador de doenças como câncer do colo do útero e verrugas genitais, que são contraídas através do contato direto com as mucosas ou peles infectadas.

É importante frisar que, a vacinação só será aplicada nos alunos que apresentarem autorização dos pais e a caderneta de vacina

HPV: o que é e como se transmite?

O HPV (Papiloma Vírus Humano) é um vírus responsável por uma série de doenças, entre elas as verrugas, tanto as de pele como as genitais, a papilomatose respiratória e câncer de colo de útero, garganta e ânus.

Existem centenas de tipos de HPV, e cada grupo deles é responsável por um tipo diferente de manifestação. Cada pessoa pode ser contaminada por dezenas de tipos diferentes ao longo da vida.

A transmissão do HPV ocorre pelo contato direto com uma pessoa infectada ou objetos contaminados com secreções. O HPV entra no corpo principalmente através de feridas pequenas que atuam como porta de entrada para o vírus.

O HPV também pode ser transmitido através de relações sexuais ou ainda de mãe para filho no momento do parto. Vale lembrar que pessoas infectadas que não apresentam sintomas também transmitem o vírus.

Categorias: Araruama Saúde

Fotos da notícia




Outras notícias