Período de defeso na Lagoa de Araruama começa no dia 1º de agosto

Toda a extensão da lagoa estará sendo monitorada para evitar o uso de redes de arrasto, varas de pesca e embarcações em atividade pesqueira


A Prefeitura de Araruama, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura, Abastecimento e Pesca, irá reforçar as ações de fiscalização para garantir a proibição de pesca na Lagoa de Araruama, no período de defeso, que acontece de 1º de agosto a 31 de outubro. Durante três meses estará proibida a pesca artesanal e inclusive a esportiva.
 
Toda a extensão da lagoa estará sendo monitorada para evitar o uso de redes de arrasto, varas de pesca e embarcações em atividade pesqueira. O período de defeso é utilizado para garantir a reprodução das espécies de peixes e crustáceos, promovendo a sustentabilidade ambiental e econômica da região.
 
Cerca de 500 pescadores do município de Araruama estão cadastrados no Ministério do Trabalho e irão receber o seguro defeso, que corresponde a um salário mínimo por mês.
 
“Os pescadores de nosso município estão conscientes da necessidade de suspenderem a atividade pesqueira durante esses três meses, pois através da garantia da reprodução das espécies, sua atividade econômica ganha sustentabilidade e são eles que ganham com isso”, disse o secretário de Agricultura, Narcizo Junior.
Categorias: Meio Ambiente

Fotos da notícia




Outras notícias