BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (30)

Prefeitura de Cabo Frio nega casos de nepotismo no governo; Audiência Pública vai discutir as contas de Alair Corrêa; Silas Bento anuncia que vai se afastar da política; Reunião discute liberação dos royalties em Arraial; Inauguração de Casas Creche em Araruama; E muito mais...


ANTES TARDE..

Como diz o ditado, “antes tarde do que nunca” e hoje, finalmente soubemos da versão do governo Adriano sobre a denúncia de nepotismo. A nota explicativa foi enviada cerca de 26 horas após o pedido de esclarecimento via e-mail e whatsapp. Entretanto, antes mesmo de haver uma nota oficial que colocasse luz sobre a questão, o secretário de Governo, Duca Monteiro, usou o blog do Chicão para se explicar. Curioso é que a explicação poderia ser pelo whatsapp, por e-mail, assim como foi feito contato da redação RC24h com Comunicação de Cabo Frio. Mas ele preferiu outros caminhos. Vai entender.

 

 

ANTES TARDE II...

A antiga equipe de Comunicação (governo Marquinho), tinha 10 vezes mais agilidade nas respostas. Talvez por isso, estivéssemos acostumados a receber um posicionamento oficial em minutos. Principalmente em pautas polêmicas e denúncias. A reportagem começou a ser apurada às 14h e até 18h sequer um comunicado de “aguarde, pois estamos verificando” chegou à redação do RC24h. Pontuamos que fizemos até contato telefônico com secretário Duca, mas o telefone parecia desligado. Já o prefeito, nunca atende telefone.  Mas diante dessa dificuldade da atual equipe que leva à morosidade, decidimos mudar uma regra interna da empresa: vamos dilatar nossos prazos de recebimento de respostas para que as pessoas que estejam chegando agora na gestão pública, tenham tempo de se adaptar. Nosso prazo é até o “dead line” (expressão do jornalismo que significa até o fim da reportagem), como praxe em todas as redações. Vale salientar, que os mesmos direitos serão estendidos aos outros cinco municípios da Região dos Lagos de cobertura do RC24h, para não gerar reclamações de privilégios ou desigualdades no tratamento. Importante ponderar, que jamais demos “colher de chá” para outros prefeitos nem outras cidades. Mas para não sermos acusados de “apressados”, visto que estamos na era digital, vamos respeitar o tempo analógico de alguns daqui por diante.

 


TROCA-TROCA

Mas segundo a nota oficial, dos nomes da lista, alguns não havia fundamento, como no caso de Duca Monteiro e Elicéa. Mas em outros casos, alegara que embora os familiares de secretários tenham sido sim contratados, a contratação escapa do que seria legalmente entendido como nepotismo, pois os mesmo estão trabalhando sim na prefeitura, mas não com os respectivos irmãos secretários, como no caso de Fernando Chagas (Cultura) e Caio Castro (Procurador Geral). E no caso que Luiz Gama (COMSERCAF), não é esposa, mas sim, ex-esposa. Portanto, nepotismo pode ser contornado, desde que o parente esteja lotado em outro setor, assim, escapa da lei. Fica essa importante dica aos demais gestores públicos. Eis aí o esclarecimento que teríamos que receber ontem, até o término do expediente. Mas, como dissemos anteriormente, antes tarde do que nunca. Só que demorou tanto, que já recebemos novas denúncias, que vamos apurar, com o tempo analógico.

 

 

CONTAS DE ALAIR

A Câmara de Cabo Frio realizará uma audiência pública para esclarecimentos referentes às contas do ex-prefeito Alair Corrêa, referente aos anos de 2015 e 2016, no próximo dia 17 de setembro, às 14h, na sede do Poder Legislativo. As contas foram apresentadas em plenário no dia 31 de julho, com a leitura do parecer prévio do Tribunal de Contas feita pelo presidente, vereador Aquiles Barreto e foram encaminhadas para a Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação, começando assim a contagem dos 60 dias estabelecidos em Lei. Na Comissão, de acordo com o Regimento Interno, atendendo aos princípios constitucionais da ampla defesa e contraditório, o ex-prefeito foi notificado pela Procuradoria da Casa em 23 de agosto, para em 10 dias apresentar defesa se assim desejar, e ainda, foi entregue cópia do respectivo parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ). Como a audiência pública tem que ser feita em conjunto com a prefeitura, a Câmara também notificou o prefeito, Dr. Adriano Moreno, para que possa indicar um servidor habilitado para condução dos trabalhos junto com servidores da Câmara. A audiência pública será transmitida ao vivo pela JovemTV e no Facebook.

 

 

#15MINUTOSNORC

O entrevistado no #15MinutosNoRC, desta quinta-feira (30), é Mauro Bernardo, subtenente da Polícia Militar reformado, que disputa uma vaga à Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) pelo PROS. Direto, sem rodeios, foi logo ao ponto: “Era o terror da bandidagem, agora serei o terror da corrupção. O combate aos corruptos será a minha bandeira”. Bernardo revelou que pretende gastar pouco mais de mil reais na campanha dele, que conta com duas pessoas de apoio, uma é o filho de 10 anos que faz as vezes de marqueteiro, o outro é o Fábio Xexéu, dono da Banca Exótica, é o coordenador da campanha. Ele disse que vai continuar sendo o mesmo casca grossa que sempre foi, até quando era policial, e não pretende mudar porque é candidato a deputado. “Não gosto de conversar com ninguém, se falar comigo eu falo de volta. Sou uma pessoa boa, gosto de ajudar. Como deputado vou ser daqueles que quando chega, as baratas voam”, afirma Bernardo. A única colher de chá que ele pretende dar é para o candidato a deputado federal, Dr. Felício Laterça, com quem vai fazer dobradinha. No mais, vai caminhar sozinho. Confira a entrevista na íntegra clicando neste LINK. 

 

 

DANDO UM TEMPO DA POLÍTICA

O deputado estadual Silas Bento em entrevista ao Portal RC24h anunciou que vai dar um tempo da política para tratar da saúde e se dedicar à família. Segundo ele, após 30 anos ininterruptos de vida pública, em mandatos consecutivos, ele decidiu que é hora de parar. Silas contou que recentemente descobriu que teve um pequeno AVC, causado pelo estresse da política, aliado a problemas de ordem familiar. Por ordem médica, para evitar o agravamento da saúde dele, não vai concorrer à uma vaga na Alerj nestas eleições e vai apenas apoiar o candidato a deputado estadual Max. Veja a entrevista completa no vídeo abaixo:

 

 

 

LIBERAÇÃO DOS ROYALTIES

Na manhã desta quinta-feira (30), o prefeito Renatinho Vianna e o secretário de Fazenda, Reinaldo Martins, receberam o Superintendente de Participações Governamentais da região, Rubens Freitas, para uma reunião sobre o processo de recebimento dos royalties do Campo de Mero, situado em Libra, sob o regime de partilha. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) aprovou a distribuição no final do mês de julho e aguarda a liberação do Tesouro Nacional e da Secretaria de Orçamento Federal. A expectativa é que esse processo seja resolvido nos próximos dias. Desde o início deste ano, Renatinho e Reinaldo, têm acompanhado o andamento da distribuição, através de reuniões na ANP, para que Arraial do Cabo receba o que tem direito.

 

 

 

QUAQUÁ EM ARRAIAL

O candidato a deputado federal, Washington Quaquá (PT), esteva em Arraial do Cabo nesta semana, acompanhado da esposa e deputada estadual Rosangela Zeidan. Quaquá participou de reunião foi no distrito de Figueira, com cerca de 120 pessoas. Depois, junto com Zeidan estiveram na Rua Castro Alves, no centro de Arraial, em encontro com cerca de 50 participantes. Na manhã desta quinta-feira (30), Quaquá recebeu lideranças cabistas e também de Macaé e depois seguiu para o Rio, para cumprir agenda.

 

 

 

MOÇÃO DE APLAUSOS

Nesta quinta-feira (30), o coronel Leonardo Couri Pinheiro, comandante de Área Baixa Litorânea do Corpo de Bombeiros, esteve na Câmara de São Pedro da Aldeia para receber a Moção de Aplausos, indicação do presidente da Casa, Bruno Costa, pelos relevantes serviços prestados ao município. O evento contou também com a presença do major Jeferson Porto. O coronel Couri ressaltou que, sob o sob o comando dele, a cada dia o trabalho da corporação vem se aperfeiçoando, com planejamento e implantação dos Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-Hospitalar (GBAPH), o serviço especial de moto-regate. As motos são equipadas com todos os materiais necessários à prestação dos primeiros socorros como, por exemplo, colar cervical, ataduras, gases, talas para imobilização, desfibrilador, dentre outros. Segundo o coronel, a região vive um cenário onde 90% dos acidentes de trânsito são causados por imprudência e desatenção dos motoristas.

 

 

 

VIRA CASACA EM IGUABA

Em Iguaba Grande, a turma da Praça Edila Pinheiro, observando a movimentação na política da cidade, já notou que começaram as traições nesta eleição suplementar. Os vira casacas começaram a aparecer. Na visão dos comentaristas políticos mais atentos, com a liderança paulatina de Vantoil Martins, para prefeito, figuras conhecidas em Iguaba que estavam com os adversários, Leandro Coutinho e Rodolfinho Pedrosa, já se aproximam da chapa do 23, notadamente pela perspectiva de poder. Como diria Tancredo Neves, “a política é como uma nuvem”, ou seja, hoje tá assim, amanhã tá diferente”.

 

 

REUNIÃO COM O COMANDANTE DA PM

O secretário de Ordem Pública de Búzios, João Carlos dos Anjos, o Dom, se reuniu com o novo comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, coronel Roberto Dantas, nesta quinta-feira (30). Devido a outros compromissos na agenda, Dom não pode participar da posse do coronel Dantas, no início do mês, mas fez questão de ir até o batalhão em Cabo Frio para se apresentar ao comandante e conversar sobre a segurança pública na península.

 

 

A VOLTA DAS CASAS CRECHE

Em Araruama, a prefeita com vasta plateia inaugurou três novas Casas Creche na Fazendinha, Clube dos Engenheiros e Rio do Limão, que é um projeto criado no governo do marido dela, Chiquinho da Educação. Lívia afirmou que a demanda por creches na cidade é grande e o governo tem buscado formas de atender à procura. Lívia destacou que está reformando as escolas da cidade e trabalhando para a melhoria do ensino municipal.

 

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias