A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: fopen(/var/cpanel/php/sessions/ea-php73/rc24h_session6b4ed0be60ab6bd88e5479a5fd8c9c48663e0e4e): failed to open stream: No space left on device

Filename: drivers/Session_files_driver.php

Line Number: 172

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

A PHP Error was encountered

Severity: Warning

Message: session_start(): Failed to read session data: user (path: /var/cpanel/php/sessions/ea-php73)

Filename: Session/Session.php

Line Number: 143

Backtrace:

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/application/controllers/Noticia.php
Line: 8
Function: __construct

File: /home/rc24h/antigo.rc24h.com.br/index.php
Line: 315
Function: require_once

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (4) | RC24H | O Portal de Notícias da Região dos Lagos

BOCA MIÚDA: Os bastidores da política na Região dos Lagos nesta quinta-feira (4)

Juiz eleitoral na cola do presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia; Integrantes de movimentos sociais entram com representação contra padre; Justiça cassa chapa de Vantoil em Iguaba; Quaquá e Zeidan apedrejados em Maricá; Falta de medicamentos continua em Cabo Frio; E muito mais...


NA COLA DO PRESIDENTE

O juiz eleitoral de São Pedro da Aldeia, Dr. Márcio da Costa Dantas, foi pessoalmente ao gabinete do presidente da Câmara, Bruno Costa, averiguar denúncia da existência de material de campanha eleitoral na Casa Legislativa. Isso aconteceu na manhã desta quinta-feira (4) e, rapidamente, se tornou o fato mais comentado na cidade, ao ponto de Brunão, na sessão de hoje, subir na tribuna para se explicar. Ele disse que não passou de uma denúncia vazia feita pela oposição, incomodada com o trabalho e avanços que ele tem promovido no mandato dele. Ainda segundo o presidente da Câmara, nada foi encontrado no gabinete dele. Mas, segundo a turma do Canhão, o juiz saiu de lá carregando documentos. Para os comentaristas políticos mais ferrenhos da Aldeia, só o fato do juiz (em pessoa) despencar do fórum para o gabinete do vereador já é muito estranho.

 

 

É REINCIDENTE

Não é a primeira vez que o presidente da Câmara de São Pedro da Aldeia se vê envolvido em situações extremamente delicadas. No ano passado, um carro da Casa Legislativa foi pego pela Polícia Rodoviária Federal, na Via Dutra, com o porta malas lotado de produtos piratas. Um homem e duas mulheres estavam no veículo e se identificaram como, o motorista da presidência da Câmara aldeense, a namorada de Bruno Costa e uma amiga dela. O caso ficou conhecido na cidade como “Muamba Cam”. E, apesar da polêmica, não deu em nada. Na sessão desta quinta, assim como no episódio do ano passado, Bruno Costa disse: “Deus me colocou aqui e só ele poderá me tirar deste lugar”.

 

 

JUDICIALIZAÇÃO EM IGUABA

A chapa do candidato a prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins, foi questionada pela Justiça Eleitoral no fim da tarde desta quinta-feira (4). Quem entrou com a ação foi o grupo da ex-prefeita Grasiella Magalhães e do candidato dela, Leandro Coutinho. A primeira tentativa foi em Iguaba, mas a juíza eleitoral não acatou o pedido, no Rio de Janeiro, o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o registro. O que deixou a turma da Praça Edila Pinheiro intrigada foi que a decisão oficial só saiu às 17h, mas a turma da ex-prefeita começou a comemorar às 14h. Segundo o advogado responsável pela defesa de Vantoil Martins, Pedro Canellas, a questão certamente será revertida. Ele classificou o processo como político e uma notória tentativa de judicializar a eleição suplementar em Iguaba Grande. "Assim como falei em 2016 que era impossível que a ex-prefeita conseguir o registro de candidatura, hoje afirmo sem dúvida, que Vantoil é elegível e o nome dele estará nas urnas", afirmou Dr. Pedro, que é especialista em direito eleitoral e responsável pelo processo que cassou o mandato de Grasiella Magalhães. Vantoil Martins e Alexandre Carvalho compõe a chapa que tem liderado as pesquisas de intenção de votos, nesta eleição suplementar, ambos são da oposição e, por essas razões, têm incomodado bastante o grupo que está no poder atualmente.

 

 

REPRESENTAÇÃO CONTRA O PADRE

Integrantes de movimentos sociais de defesa dos direitos humanos entraram com representação contra o padre Alex Renato, pároco da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no Ministério Público Eleitoral (MPE). No sermão durante a missa do último domingo (30), na Matriz Auxiliar, da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, o sacerdote pediu votos para o candidato à presidência do PSL, Jair Bolsonaro. Uma representação contra o padre será feita também na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Além de pedir que os fiéis votassem no candidato do PSL, o religioso fez o gesto com as mãos, usado por Bolsonaro, representando a liberação de armas de fogo, um dos carros chefes da campanha dele. A equipe do Portal RC24h entrou em contato com o padre Alex, depois de muita insistência, ele atendeu e respondeu ríspida e ironicamente:  "não tem nada a declarar, o voto é secreto". Vale destacar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) considera campanha política dentro de templos religiosos como abuso de poder econômico. No fim da tarde desta quinta, uma declaração do padre foi postada na página da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no Facebook. “Se eu, Padre Alessandro Renato, ofendi alguém ou houve algum mal-entendido, na Missa das 20hs do dia 30 de setembro na Paróquia Nossa Senhora da Assunção em Cabo Frio, peço que me desculpem”. Agora Inês é morta!

 

 

FALTA DE MEDICAMENTOS CONTINUA

Em Cabo Frio, a falta de medicamento nas unidades hospitalares continua. Denúncias chegam a todo momento ao Portal RC24h, informando que não tem medicamentos básicos no Hospital do Jardim Esperança, no HCE e no Hospital da Mulher. As informações são de pacientes e até de servidores da saúde. Nesta semana, o vereador Rafael Peçanha, em discurso na tribuna da Câmara, disse que não viu melhora na rede municipal de saúde, apesar da contratação de mais 150 médicos. Nos corredores dos hospitais, o comentário é que para melhorar, seria necessário contratar muito mais. Enquanto isso não acontece, os servidores se viram como pode.

 

 

CORREGEDORIA GERAL DO EXECUTIVO

O vereador e presidente da Câmara Municipal cabo-friense Aquiles Barreto protocolou, nesta quarta-feira (3), um projeto legislativo de Iniciativa Popular, que propõe a criação da Corregedoria Geral do Executivo Municipal. "Agora é aguardar e cobrar", disse Aquiles.

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÃO DE CONTAS DE ALAIR CORRÊA

A Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação se reuniu para apreciar o relatório da vereadora Leticia Jotta com base no Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O voto da Relatora segue o parecer do TCE, que foi pela reprovação das contas do então chefe do Poder Executivo, Alair Corrêa, referente aos exercícios de 2015 e 2016. O parecer será encaminhado à sessão Ordinária no Plenário o Projeto de Resolução com o Parecer da Comissão junto com o Parecer Prévio do TCE-RJ. A votação em plenário pode acontecer na próxima semana.

 

 

ESGOTOU O PRAZO

Robinho do Raio X seria o entrevistado desta sexta (5), no #15 Minutos no RC, quando falaria sobre seus projetos e anseios como candidato a deputado federal pelo Solidariedade. Contudo, o prazo para publicação de entrevistas aos candidatos às eleições, bem como propaganda de rádio, tv e internet terminou nesta quinta-feira (4).

 

 

OLHO ATENTO NAS CONTRATAÇÕES

O presidente da Câmara de Iguaba Grande está atento à movimentação do Executivo quanto às contratações temporárias ou não. O número de pessoas contratadas pela Prefeitura nas últimas semanas chega a assustar. É tanta gente, que na Praça Edila Pinheiro, estaria correndo um bolão para ver quem acerta os nomes e o número de contratados. Diante de tanto bafafá, Jeffinho do Gás deu entrada com denúncia no Ministério Público Eleitoral (MPE). Lembrando que Iguaba Grande passa por eleição suplementar e, portanto, as contratações são ilegais.

 

 

 

 

 

PEDRADAS EM QUAQUÁ

O candidato a deputado federal pelo PT, Washington Quaquá, foi parar na 82ª DP na noite desta quarta-feira (3), depois que pedras foram atiradas e atingiram pessoas que estavam na reunião, realizada no Palladon, em Maricá. Uma das pedras acertou a mão de um dos apoiadores do candidato, outra atingiu a cabeça da deputada estadual Zeidan. Quaquá, a esposa e o vereador petista, Richard registraram a ocorrência na delegacia e apresentaram as pedras para o delegado. “Exigimos a apuração por parte do governo do Estado e dos interventores da segurança pública, além do TRE e da Polícia Federal, responsáveis pela apuração de crimes políticos e eleitorais. Existem câmeras de segurança na região e uma perícia pode tranquilamente identificar a direção e a distância de onde partiram as pedras”, postou Quaquá no Facebook.

 

 

PEDIDOS DA RETA FINAL

Na reta final da campanha, a prefeita de Araruama, Lívia Bello, e o marido dela, Chiquinho da Educação, usaram as redes sociais e o rádio para reforçar o apoio aos candidatos a deputados da cidade. No vídeo que postou no Facebook, Chiquinho pediu voto para Bolsonaro, alegando que ele é o único que pode salvar o país, graças à ética e boa conduta do candidato. Na Praça do Blindex, o comentário desta quinta-feira (4) foi que, o paladino da ética política, Chiquinho da Educação, só se esqueceu de citar a inelegibilidade dele próprio, como exemplo de político honesto. Já a prefeita Lívia, pediu para aos eleitores votarem em candidatos da cidade e não naqueles que nem uma tampa de bueiro levaram para Araruama. É aquela velha história, na reta final da campanha, o jeito é reforçar o recado e dar aquela apelada para ver se arranca mais alguns votos.

 

 

DE ONDE VEM ESSES ESTUDANTES?

Em Macaé, o vereador Maxwell Vaz (SD) solicitou ao Executivo, via requerimento, informações sobre a origem dos estudantes beneficiados por moradia temporária fornecida pelo município. O pedido foi aprovado na sessão da terça-feira (2), na Câmara Municipal. O objetivo é dar mais transparência ao processo que vem gerando controvérsias na cidade. De acordo com Maxwell, um hotel foi alugado pela Prefeitura para servir de moradia estudantil após dois episódios de suicídio na cidade, envolvendo universitários oriundos de outros municípios. Ele esclareceu que a justificativa do prefeito, na ocasião da aprovação do projeto, foi que a falta de acomodação pode ter causado depressão nesses estudantes e, posteriormente, levado ao suicídio. Contudo, o parlamentar afirma que a melhor alternativa seria oferecer acompanhamento médico e psicológico para os universitários e cidadãos que necessitam. “Em vez disso, a prefeitura aluga um hotel e espera prevenir o suicídio sem dar assistência à saúde mental dos estudantes”, criticou Maxwell.

 

 

AÇÃO DO MP

Iguaba Grande e Rio das Ostras estão entre os municípios alvos das ações civis públicas ajuizadas pelo Grupo de Atuação Especializada em Educação do Ministério Público (GAEDUC/MPRJ), pelo não cumprimento da aplicação mínima de recursos na área educacional e do repasse de recursos exclusivamente para as secretarias de Educação. De acordo com as ações, entre os anos de 2016 e 2017, as prefeituras das duas cidades descumpriram a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que determinam, respectivamente, a aplicação de, no mínimo, 25% da receita resultante de impostos em Educação e o repasse dos valores imediatamente ao órgão responsável pela área.  Neste período, Grasiella Magalhães era prefeita de Iguaba e, em 2017, Carlos Augusto Balthazar comandava Rio das Ostras.

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias