Vereadores de Iguaba Grande instauram três CPIs

Paulo Rito (SDD), Vantoil Martins (PPS), Jeffinho do Gás (PTC) e Marciley (PDT) assinaram os documentos, que visam apurar possíveis irregularidades em contratos que envolvem merenda, medicamentos e condições de trabalho no pronto-socorro


A sessão da Câmara de Iguaba Grande desta quinta-feira (25) terminou com a abertura de três Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), que vão investigar possíveis irregularidades em contratos da Prefeitura relativos a fornecimento de merenda, de medicamentos e equipamentos de trabalho dos funcionários do pronto-socorro municipal.

A instauração das comissões teve quatro assinaturas: Vantoil Martins (PPS) - que vai presidir a CPI dos medicamentos, Paulo Rito (SDD), presidente da CPI do pronto-socorro, Jeffinho do Gás (PTC), responsável pela CPI da merenda, além do vereador Marciley (PDT).

No caso relativo aos medicamentos, os vereadores querem apurar gastos no setor, já que não raro há reclamações e falta de remédios nos postos. Vantoil explicou que esteve na semana passada, juntamente com Paulo Rito, fazendo uma visita ao fundo municipal de saúde, com o objetivo de tirar algumas dúvidas relativas aos gastos na área. 

"Estivemos semana passada fazendo uma visita ao fundo municipal da saúde e tive a preocupação, o cuidado e a curiosidade de verificar alguns processos de compra, notas, empenhos, conciliações bancárias. Ao final, eu e o vereador Paulo decidimos pedir por escrito ao secretário que nos remetesse algumas informações, a fim de podermos tirar as dúvidas, com mais calma. Alguns desses documentos, inclusive, já estavam impressos. Fizemos ofício ao secretário de Saúde para formalizar o pedido, esperando que fosse remetido mais rápido a nós, mas até hoje (ontem, dia 25) não nos foi encaminhado", comentou o vereador, completando que entre os contratos, de valores variados, um deles refere-se a uma empresa que sozinha recebeu da prefeitura mais de 7 milhões reais. "Como, em tão pouco tempo, conseguiu receber dos cofres públicos?", argumentou Vantoil Martins.

Continuando na área da saúde, a CPI do pronto-socorro ainda não foi tão detalhada mas, de acordo com o vereador Paulo Rito, a investigação está relacionada à condições de trabalho dos funcionários daquela unidade. Outros detalhes não foram revelados pelos vereadores.

No caso da merenda, os edis querem saber se contratos e pagamentos estão regulares e por que a alimentação não está dentro dos padrões. "Outro dia a merenda do dia foi arroz doce. Em outro, arroz, feijão e ovo. Nada contra, mas no cardápio dos alunos estão incluídos outros alimentos como carne, legumes, etc", explicou Paulo Rito.

Os requerimentos de abertura das CPIs já foram encaminhados para a Procuradoria da Câmara. Nesta sexta (26) foram encaminhados ofícios para os líderes de partidos indicarem os membros para as comissões.

Categorias: Iguaba Grande Política

Fotos da notícia




Outras notícias